• Nós da Casa Branca

A Paciência

Publicado em: 14/Nov


Escrito por: Adriano Dornfeld

Cada dia de nossa existência consiste em uma nova oportunidade de procurarmos nossa melhoria: a melhoria de nossos pensamentos, de nossos atos, e de sermos melhores conosco e com aqueles que convivemos. Em muitos casos, temos grande dificuldade em aceitar as provas, as expiações e os desafios colocados em nossa vida. Isso não deixa de ser normal, uma vez que aqui estamos para aprender e para evoluir.


A paciência é caridade. É a ferramenta que temos para praticarmos o perdão, pois perdoando aos que nos fizeram sofrer, estamos praticando a caridade.


Ser paciente exige exercício diário, num processo constante. Colocando-nos no lugar do outro, ouvindo mais que falando, controlando e filtrando o que pensamos e dizemos, compreendendo o momento do outro, tornamo-nos pacientes.


O ritmo atual da vida da maioria de nós contribui para que sejamos testados continuamente. Precisamos das coisas, das respostas, com a máxima rapidez – não podemos perder tempo, e nem oportunidades, mas será que a velocidade dessas respostas, dessas necessidades é a velocidade certa, a melhor para nós? Nesses momentos, devemos pedir ao alto que nos oriente, nos auxilie, com a paciência e a calma necessária para nossas decisões.


Observando à nossa volta, entendemos que existem pessoas que passam por aflições mais complexas que as nossas e que seguem em frente, na certeza que as coisas encontrarão um desfecho positivo. Possivelmente elas fizeram seu melhor, trabalhando e mantendo a confiança indelével em Deus e em Jesus. Quando buscamos o exemplo do Mestre, vemos que poucos foram mais pacientes que Ele. Jesus sofreu, nada tendo que se acusar. Nós, entretanto, temos muito o que recuperar e fortalecer para nosso futuro.

Como está escrito no Evangelho, quando olhamos para o alto, o fardo parece mais leve do que quando curvamos nossa fronte para a terra. Levantemos, portanto, nossa fronte, elevemos os nossos sentimentos e pensamentos, certamente iremos mais longe e melhor.


Adriano Dornfeld





302 visualizações