• Nós da Casa Branca

Respirando ... Reaprendendo a Viver

Aprender a respirar novamente pode parecer difícil.



Presos no cotidiano da vida, nas armadilhas que criamos com nossos desafios, perdemos a chance de viver mais um pouco. Deixamos de respirar a própria vida.


Aprender a respirar novamente pode parecer difícil. Como pensar em exercícios físicos, caminhada, pilates ou qualquer prática de esporte, se não temos tempo de respirar para se aliviar do cansaço que a vida nos traz.



Pensando nesta dificuldade, este texto não vai se referir a exercícios respiratórios. Entenda que a prática de exercícios físicos, orientada por um profissional, ajuda muito na arte da respiração.




O corpo ao se movimentar adquiri resistência, ganha força, mas se ainda te falta tempo, existem outras formas de se aprender a respirar.


Todos nós também já ouvimos falar algum dia, sobre a importância de se respirar na natureza. Sentir o perfume as flores, do verde do campo. Podemos fazer isso indo ao parque e caminhando com a mente livre de pensamentos. Mas se mesmo assim, ainda te falta tempo, existem outras formas.


Precisamos aprender que todo o corpo respira através do maior órgão humano: a pele. Isso mesmo, a pele também respira, principalmente, durante o banho, quando limpamos a sujidade. Então, tome banho com mais cuidado, mais atento à preciosidade que Deus lhe deu: o corpo físico.



Limpe as sujeiras do corpo, as também as da emoção. Esvazie-se regenerando cada célula, eliminando as marcas de toda uma trajetória que você viveu. O peso amargo do não resolvido, transforma-se me química desatadora de enfermidades. Deixe mais oxigênio invadir suas células, libertando as pessoas que fizeram você sofrer. Cuide do que Deus lhe deu: o corpo emocional.



Acalme-se mais vezes, relaxe quantas vezes se fizerem necessárias. Os obstáculos servem para se medir o valor das conquistas. Quanto mais difícil, maior o sabor da vitória. Liberte-se do medo de viver com suas próprias forças. Quando Deus demora, é porque está caprichando. Cuide do que ele lhe deu: o corpo mental.



Viver no bem, baseados nos valores morais, estimulando nossas energias e evitando pensamentos negativos, focado no aqui e agora sem pensar no passado e futuro, aumenta a capacidade de oxigenação de todas as células do corpo. Aceite e viva o melhor agora.


Caso ainda tudo parecer muito difícil, abra as janelas de casa, deixando o ar entrar. Isto também favorece a respiração, a troca de energia do ambiente é vital para todos os seres vivos, sejam eles, pessoas, plantas ou animais, mesmo que seja imperceptível. E esta tarefa, não é difícil.



E quando abrir a janela de casa reflita e aproveite para abrir a janela da vida. Sorria mais, brinque mais, não leve tudo a sério, não valerá a pena. Para que perder a chance de encontrar a paz?


Na vida a mágica se faz, quando o resultado daquilo que se busca vem de nossas verdades interiores. Respire a paz e renasça.


Solange Freitas

71 visualizações